Blog Projeto Bebê da Tati - www.projetobebedatati.blogspot.com

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Palestra sobre Bioética - Biodireito R2

Oi gente, passei rapidinho só para informar a quem interessar, que a R2 está oferecendo a Palestra gratuita sobre BIODIREITO, amanhã (15/09/2011), às 10:00hs. Não dá para faltar tema jurídico neste blog né? rrsrs. Acho que vão gostar! A professora Rita de Cássia enfocará os principais temas relacionados ao Biodireito, sendo: O estudo da Vida; reprodução humana assistida; células-tronco, entre outros.

E para quem está precisando de horas para a faculdade, informo que vale para este fim, além de ser um tema super atual...gostoso de aprender. Não é uma palestra chata.

Que vocês acham?
Quem não puder assistir (meu caso), pode entrar no site daqui uns dias que estará o vídeo disponível também.

Segue o conteúdo da página deles no FACEBOOK, para quem quiser ler:

Palestra gratuita sobre biodireito
 

Você sabe o que é biodireito? Talvez sim, talvez não, mas pode ter certeza de que essa área, relativamente nova, sempre gera controvérsia. E é sobre isso – temas polêmicos do biodireito – que a professora Rita de Cássia vai falar na quinta-feira (15), às 10h, durante a palestra gratuita que será exibida no site do R2 Concursos.

Bioética

É impossível falar de biodireito sem antes dar um pitaco em bioética, que é o estudo dos aspectos éticos ligados ao desenvolvimento e a aplicação da medicina e da biologia. É mais ou menos isso: até que ponto o avanço científico pode ir sem interferir no bem-estar do ser humano?

Segundo o doutor em Teologia Moral Bioética, Léo Pessini, a “bioética estuda a moralidade da conduta humana no campo das ciências da vida. Inclui a ética médica, mas vai além dos problemas clássicos da medicina, a partir do momento que leva em consideração os problemas éticos não levantados pelas ciências biológicas, os quais não são primeiramente de ordem médica”.

A bioética pode ser divida em micro (estudo da relação entre médico/paciente e evolução da pesquisa cientifica) e macro ( focada em questões ecológicas, como desmatamento e preservação da vida humana).

Biodireito

Com base na bioética surge o biodireito, que pode ser definido como um norteador – ou regulador – de toda atividade que diz respeito às relações éticas na medicina, na biologia e nos avanços científicos. O ramo também abrange interpretação de leis e o direito das pessoas.

Um dos temas, por exemplo, que gera polêmica e será tratado por Rita de Cássia é o uso das células-tronco no tratamento de doenças.

Por isso, minha gente, não percam essa palestra gratuita, pois com certeza o tema será cobrado em provas e concursos públicos.


Tá bom, amores...bjinho.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário, sua opinião são muito importantes para mim. Obrigada. Grande abraço.