Blog Projeto Bebê da Tati - www.projetobebedatati.blogspot.com

domingo, 18 de setembro de 2011

Sobre Salpingoplastia, Histerossalpingografia e outros Exames

Oi gente...Finalmente o post sobre os exames necessários, que antecedem a FIV, e dos resultados dos procedimentos que tentei, na esperança de não precisar fazer. 

Viva o final de semana! Rsrs. Com tempo tudo é mais fácil.

Hoje o Dani colocou a “marca d´água” do blog nas imagens, para que eu postasse. A gente nunca sabe quem pode se aproveitar das imagens, né? Então resolvi que só as postaria, se praticamente "inutilizáveis". Só que não tenho o menor talento (e juro que tentei...rsrs...até acho que conseguiria, mas os babyes teriam nascido e vocês ainda não teriam conseguido visualizar, de tão ágil que eu sou rsrsrsr).

Bom gente, é o seguinte: quem está tentando engravidar há mais de um ano, tem que pesquisar a possível causa da infertilidade. É o prazo que os médicos nos dão; antes disso, acham precipitado, afinal a espécie humana não se reproduz com tanta facilidade quanto os coelhos, não é? Rsrss


É importante ressaltar que “infertidade” é diferente de “esterilidade”, embora muitos confundam (eu mesma já achei que estava tudo perdido quando lia nos diagnósticos o meu problema descrito como "infertilidade secundária"). Mas infertilidade é circunstancial, transitório e sem que seja efetuada uma pesquisa bem detalhada, ninguém pode ser considerado estéril.

É claro que, atualmente, já sabendo que eu havia perdido uma trompa, minha infertilidade já era descrita como secundária, mas no início, quando ainda não tinha a menor ideia do que estaria “atrasando” o meu sonho de ser mãe, só existiam hipóteses.

Para descartar as possibilidades fiz diversas ecografias para verificar se havia algo errado com meu útero e ovários. Nada acusavam. As trompas, estavam ali, mas será que eram permeáveis e móveis? Pois é, ecografias não podem afirmar nada sobre isso. Então precisei passar por um procedimento radiológico chamado Histerossalpingografia. Nome esquisito né? rsrs...mas gente, esse exame foi muito importante. Digo importante por vários motivos: agora já existem meios indolores de efetuar este exame, mas na minha época (2005), não . A dor foi bem significativa, se é que vocês me entendem? Rsrs...e eu ainda sou alérgica, precisei do dobro de atenção. E sobre os benefícios, este exame é capaz de verificar a permeabilidade tubária e como faz tipo uma “limpeza” no canal, muitas mulheres acabam engravidando.
Legal né??? Mas aí que tá...ninguém me avisou (e por isso eu quero dividir com vocês) que, embora muitas mulheres tivessem gravidezes saudáveis (desculpa gente...não sei o plural de gravidez...rssrs...se tiver errado, alguém me avisa tá?), a chance de ter uma ectópica deve ser observada.

Isso, aliado à indução de ovulação a qual estava sendo medicada, pode ter sido a causa da minha gravidez ectópica tubária. Explicando melhor, o exame “mexe” com o interior da trompa, mas nem todas têm a sorte de não desenvolver uma ectópica logo após.

E como expliquei para vocês, desde o começo do blog, logo após a ectópica que ocasionou a ruptura da minha trompa esquerda, o cirurgião me alertou que, pelo que ele conseguiu ver, a direita ficou praticamente “fechada” . Tanto é, que ele já passou a discorrer sobre os procedimentos da FIV (fertilização in vitro). Me deixou bem claro que não seria possível, por exemplo, uma inseminação artificial (procedimento mais simples), justamente porque a fertilização acontece nas trompas e trompas eu não teria mais (ele falou bem direto e eu ouvi algo tipo: gravidez, Tati...hahaha...isso não te pertence mais! Rsrsr). E o resto vocês já sabem...chorei rios, por semanas (quase me desidratei!!), até que um dia eu resolvi que queria recuperar aquela trompa, na ilusão de poder engravidar naturalmente. Em 05/08 fiz a salpingoplastia (plástica na trompa), que restou inexitosa. 


Vocês devem estar pensando: Que cabeça dura essa guria...o médico já tinha dito que ela não poderia ficar grávida de jeito nenhum, exceto pela FIV...porque ela não partiu logo para essa FIV então! 


Se estiverem pensando isso, não tiro a razão de vocês. Mas vou explicar: Fiquei um tempão querendo morrer (srsrsr...hoje eu estou rindo, né? Mas foi verdade...é muito triste perder um filho...dói de um jeito que a pessoa nem sabe explicar...parece que te arrancam um pedaço do peito, sem anestesia...fica aquela dor latejando, ardendo); custei a me recompor e partir para uma consulta com a ginecologista. Chegando lá, a gineco que mal me conhecia (porque no antigo consultório médico eu não queria mais pisar...nem vê-lo eu queria mais devido a negligência deste profissional), veio me falar que muitas mulheres engravidaram com uma trompa só e para ajudar eu realmente conheci a “Tia Claires, que teve uma ectópica e engravidou naturalmente (de gêmeos!!!), logo depois. Tudo isso, aliado a esperança de não ter sido tão ruim assim o estrago lá dentro de mim, me agarrei nesta ilusão.

Mas o tempo foi passando, passando, passando e NADA. Então fui para o Hospital Fêmina e lá fiz vários exames, mas já na perspectiva de fazer a Salpingoplastia...a médica nem cogitou que perdesse mais tempo.

Por isso, gente, quero que meu caso, minha “tragédia” pessoal, sirva de alerta e auxílio à mulheres (minhas amigas ou somente leitoras, bem como seus respectivos rsrsr).


Então, seguem os resultados de todos os exames que fiz, exceto a Histerossalpingografia, que não achei mais (faz muiiiitoo tempo que fiz! Rsrsr):


Nova Ecografia...tudo aparentemente tranquilo com útero e ovários;


Exame Creatinina e Glicose...dentro do normal também...

Hemograma...tudo certinho.
Exame de urina...tudo 'dentro dos conformes' rsrsrs.

Sendo assim, o próximo procedimento foi a Salpingoplastia. Mas antes, tive que assinar um termo de compromisso, com 2 testemunhas, registrado firma e tudo rsrs... caso acontecesse alguma coisa comigo, afinal é um procedimento que exige anestesia geral. 

Ah, esqueci de falar uma coisa: Salpingoplastia também é conhecida como reversão de laqueadura (algumas fazem e dá certo...mesmo depois da laqueadura, revertem por este procedimento cirurgico e engravidam novamente).

Seguindo, vou mostrar para vocês, mas é mais a nível de curiosidade mesmo...porque eu achei bem interessante...nunca tinha passado por uma cirurgia (estando preparada para ela - a outra foi de emergência), uma lista de observações que a minha médica passou, para que eu me preparasse para "enfrentar " esta cirugia:
 
Lendo isso dá um certo pavor na pessoa...mas eu prefiro estar preparada...então até achei bom. rsrsrs.

Fui lá, fiz a cirurgia e, por incrível que pareça, não sei se a ânsia de "me curar" logo era tão grande, que passei super bem (fora o coração que acelerou muito, o resto correu às mil maravilhas rsrs...eu mesma fiz meus próprios curativos...voltei a trabalhar com os pontos na barriga ainda...e me sentindo bem!) 

O pior foi receber este laudo aí, desmotivador:
Mas como já não sou tão inocente, antes de receber o laudo, marquei uma consulta no projeto Cegonha. Foi isso que me salvou da choradeira rsrs...a médica me ressaltou que talvez não surtisse tanto efeito nas minha condições; então já fui semi preparada rsrs.

A Drª Vanessa parece que previa o futuro, porque foi bem o que aconteceu: trompas, embora recanalizadas, lentas; ovariólise; fímbrias (o que que é isso ? Ainda não sei! rsrs). Aliás, se vocês souberem de mais algum problema que exista, por favor não me digam! Porque, as vezes, chego a pensar que só em ler sobre um problema ele aparece em mim! rsrsrs - brincadeirinha!
No Projeto Cegonha também me requisitaram um exame bem interessante: a Histeroscopia. Eu vou falar dela quando for fazê-la. Já tenho o post pronto e postarei na véspera do exame para vocês saberem o que eu imagino que vai acontecer rsrsr. 

Este exame é para analisar o útero. Como ando sentindo umas dores chatinhas, não vejo a hora de fazê-lo. Mas avisarei antes...pois tem algumas precauções a serem tomadas e terei que me informar melhor com a Drª Vanessa. Ela, inclusive, já me prescreveu:
Assim como já prescreveu os exames, que solicitei pelo SUS, óbvio. São caros também...aliás como tudo nesse tratamento. Mas o que é que eu posso fazer né? Eu busco alternativas, imploro para os amigos me ajudarem e foi isso que aconteceu: o Dr. Ilha (quero deixar expresso aqui o meu agradecimento à ele, pela generosidade e pelo comprometimento com a sua profissão) me deu as requisições pelo SUS. Os exame foram o da Prolactina, Hepatites B e C e HIV, que são os primordiais. 

O Daniel já tinha feito os dele e posso dizer que "gabaritou" rsrsr...Zero problemas com ele! rsrs.

Quando eu recebi o diagnóstico da cirugia logo liguei para contar ao Dani. Aproveitei a ligação para dizer à ele : "Amor, ainda tá em tempo de trocar de mulher...eu sou realmente cara e azarada rsrsr." Quem conhece ele pode imaginar o que disse, mas repetirei: "Engraçadinha!!!" rsrsrs

Mas pior que eu tenho pena dele. Imagina alguém estar 100% e precisar enfrentar uma guerra para ter o que muitos jogam fora (pode parecer ironia dizer isso, não é? Mas é verdade...tem mulheres jogando filhos na lixeira...isso me entristece muito!).

Segue os exames dele:
As recomendações são as seguintes:
 
E o resultado dele:
Dos outros exame, já tenho prontos os da Hepatite. Graças à Deus não a tenho.
Então só me falta dia 21/09/2011, quarta agora, marcar os outros exame (prolactina e HIV) e retirar dia 30/09/2011 os exame do Daniel (Hepatite e HIV), porque ele doou sangue, então é só retirar (economiza-se em tudo ! rsrsr).

Rezem para que não tenhamos HIV rsrsrs

Bom gente, o post mais enorme que já viram ...rsrsrs...eu já estou cansada, vocês não? rsrsrs

Mas é por uma boa causa. Quisera eu, ter ciência de tudo isso, sem ter vivido na pele! rsrs Mas se eu ajudar uma pessoa, ao menos, já ficarei feliz!

Queridos...como diz o Faustão: Obrigada pela audiência e pela paciência rsrsrs.


Um bjão à todos! 

8 comentários:

  1. Oi Tati (chará)rsrs
    Que foto linda essa do fundo.Vc perdeu com quanto tempo?Desculpe pela pergunta Tati.
    Estou admirada pela sua força viu?
    Sabe, acabei de dizer pra uma amiga e vou repetir...
    Deus faz tudo na vida da gente com um propósito , que só ele sabe...muitas vezes ficamos sem entender o pq , mas tudo acontece como tem que acontecer.Não cai uma só folha da árvore sem a vontade DELE.
    Obrigada por estar comigo la no blog.
    Estarei te acompanhando tambem.Um super beijo pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Este post é bastante esclarecedor, inclusive não sabia da existência do exame salpingoplastia. Tudo q envolve a vida de treinantes me interessa, mesmo até o presente momento não precise.
    Tb farei a histerosalpingografia mas com anestesia, vou fazer em outro Estado pq onde moro só faz normal e vaga mesmo pagando só daqui a 1a, crê nisso?
    A caminhada de tentantes é árdua, mas creio q iremos ter os nossos posistivos, nossos bebês. Estou apostando no ano de 2012!!!

    bjão,

    ResponderExcluir
  3. Só fazer uma ressalva no comentario da Mima: salpingoplastia não é um exame; faz parte da cirurgia videolaparoscopica; é uma plástica na trompa.
    É importante saber que nem todas engravidam depois...como foi o meu caso.

    Só isso.

    Bjinho

    ResponderExcluir
  4. por favor mim fale quais as recomendções antes de fazer o exame. mande para cienedantas@hotmail.com por favor, obg pela atençao.

    ResponderExcluir
  5. Tati, uma ötima noite pra vc!!! Sou uma tentante ha mais de 2 anos.. E vou te dizer ... ta dificil!!! Acabei de pegar o resultado da videohisteroscopia e mostrou um cisto de retenção no canal cervical, ja fiz a histerosalpingografia e so me lembro da dor que senti! Mas o que tenho sempre na cabeça é o sonho que tenho de ser mãe, e que tudo é em nome desse sonho!! Li agora sobre essa cirurgia de salpingoplastia e me animei um pouco, mas como vc mesma colocou, nem sempre tem resultado positivo. Vou me consultar essa semana e levar todos os meus exames pra saber qual a conduta da GO. Obrigado pelo seu esclarecimento em varios pontos! Bjs

    ResponderExcluir
  6. oii adorei qeria conversar com vc.bjus

    ResponderExcluir
  7. Tati, por acaso encontrei seu post, fiquei decepcionada com meu médico, acabei de passar por uma videolaparoscopia pra retirar a trompa esquerda que estava obstruída pela hidrossalpinge e minha trompa direita está tortuosa mas tem passagem de líquido. Ele deveria ter feito essa plástica nela, mas como ele faz FIV acho que nem se empenhou nisso, não acha?

    ResponderExcluir
  8. Olá Tati, por acaso encontrei seu blog, vivo procurando informações sobre o assunto endometriose. Acabei de passar por uma videolaparoscopia para retirar a trompa esquerda obstruída por uma hidrossalpinge, minha trompa direita está tortuosa mas com passagem liberada de líquido, sendo assim o médico não deveria ter feito a salpingoplastia?...Será que ele não se empenhou para forçar a FIV, que aliás ele mesmo faz. Com sua experiência, o que vc acha?

    ResponderExcluir

Seu comentário, sua opinião são muito importantes para mim. Obrigada. Grande abraço.