Blog Projeto Bebê da Tati - www.projetobebedatati.blogspot.com

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

É amanhã: A histeroscopia!

Amores, os post´s desta semana estão sendo feitos todos no domingo rsrs...até quarta, pelo menos (menos Sorteada no blog Papel com Clips, Amor de Primo, Sobre ontem, obrigada!  e Felicidade pra mim tem nome e sobrenome)

Prometi ao meu amor ficar mais tempo com ele...ele tá carente, tadinho.

Segunda, seu aniver, terça o post pra mãe (quem leu entendeu rsrsr – folga pra ela) e o de quarta (hoje) sobre a histero que farei na quinta (amanhã).

Eu vou contar tudo na quinta ou na sexta. 

Pesquisei para saber o que me espera:

Exame de histeroscopia é essencial para saúde feminina

Procedimento é simples e previne diversas doenças, como câncer de endométrio.

Poucas pessoas sabem o que é histeroscopia e para que serve esse procedimento. Tampouco conhecem a importância desse exame que é peça chave quando o assunto é pólipo endometrial, miomas uterinos e câncer de endométrio, doenças que acometem muitas mulheres.

Os pólipos são lesões que podem ser precursoras do câncer de endométrio e acometem de 10 a 24% das mulheres, principalmente em torno dos 50 anos. Os miomas são responsáveis por provocar hemorragias e dificuldade para engravidar e acontecem em até 25% das mulheres em idade fértil.

Por dentro do assunto

A histeroscopia é um procedimento que permite a visualização do útero por dentro, a chamada cavidade endometrial, ou seja, a visualização da cavidade uterina através de endoscopia.

A histeroscopia diagnóstica é um exame realizado para observar a cavidade uterina, o canal cervical e a vagina. A grande vantagem é a possibilidade de ser realizada em ambulatório, sem o uso de anestesia e sem internação.

Outra conveniência é que, na maioria dos casos, ela pode ser feita sem a colocação de espéculo, "bico de pato", o que permite a realização do exame inclusive em mulheres virgens. Com a introdução do histeroscópio, que varia de 1,2 a 4 milímetros de diâmetro já é possível a visualização direta do interior desses órgãos.

Como é feita

A paciente deve estar em posição ginecológica e não pode estar menstruada - porque o sangramento atrapalha a visibilidade -, grávida ou com infecções genitais. Além disso, a maior parte das histeroscopias são realizadas em pacientes que já passaram da menopausa, uma vez que é nessa faixa etária que pólipos são mais comuns.

O procedimento consiste na introdução do histeroscópio pela vagina, que chega através do canal do colo uterino até a cavidade endometrial, levando luz ao seu interior, bem como soro fisiológico para distendê-la. Com uma câmera acoplada, que leva imagens até um monitor de TV, até mesmo a paciente poderá acompanhar o seu exame em tempo real. Em seguida ela poderá retornar às suas atividades cotidianas, sempre seguindo as orientações de sua médica.

A histeroscopia diagnóstica pode ser realizada sem anestesia, é rápida e, em muitos casos, como quando há pequenos pólipos, a retirada da lesão pode ser feita no mesmo ato, sem necessidade de internação. A maioria das pacientes queixa-se apenas de uma ligeira cólica durante o exame. A intensidade varia de acordo com o limiar de dor de cada mulher. Todos os exames são fotografados ou gravados.

Quando fazer

Quem solicita o exame é o ginecologista quando há suspeita de doenças dentro do útero. A histeroscopia pode ser realizada com dois objetivos. Um deles é completar a investigação de um problema, como um sangramento anormal depois da menopausa. O outro é para funcionar como uma cirurgia para, por exemplo, retirar um mioma que esteja dificultando um casal de engravidar ou causando hemorragias na mulher.

São muitas as situações que pedem esse exame. A principal é o sangramento anormal, mas a histeroscopia nunca é o primeiro exame a ser solicitado. Ela sempre deve ser feita depois da ultrassonografia pélvica.

A histeroscopia é capaz de mostrar pólipos e miomas da camada interna do útero - o chamado endométrio - malformações uterinas que podem provocar abortos e até esterilidade. Em alguns casos, até mesmo o câncer de endométrio pode ser diagnosticado através da histeroscopia diagnóstica, seguida, é claro, por biópsia.

Também é possível realizar a retirada de DIUs (dispositivos intra-uterinos) que não tem mais fio visível e auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de lesões do colo uterino causadas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano).

Além dessas, outras situações são os casos de infertilidade, abortamentos de repetição, aderências, entre outras situações em que a histeroscopia auxilia na investigação e tratamento.

Novidades

A mais recente inovação no mundo da histeroscopia ambulatorial é a possibilidade de esterilização definitiva, uma opção à laqueadura. Os dispositivos são colocados dentro das tubas uterinas e obstruem-nas em definitivo (Pra desobstruir não tem não???). Como esse procedimento é ambulatorial e via vaginal, não requer internação nem cortes, como a laqueadura convencional, e a mulher pode voltar às suas atividades no mesmo dia ou no dia seguinte.

 Observação da cavidade uterina através de um instrumento óptico.

O histeroscópio ao qual de aplica uma câmara de video.

Apesar de ser um exame simples, deverá vir acompanhada (amorzão irá comigo).
 
Fonte imagens: http://www.avaclinic.pt/documents/histeroscopia.htm


Bom meninas e meninos, estou um pouco tensa, mas sei que é muito importante e mesmo que soubesse que iria gritar de dor eu iria rsrs

Rezem por mim.



 Bjinhos

3 comentários:

  1. Oi Tati!

    Vim retribuir sua visita. Amei seu cantinho.
    Estou seguindo...

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati , e como foi a histeroscopia?Deu tudo certo?Espero que sim.
    Obrigada pela sua amizade e pelos comentarios sempre tão carinhosos viu.
    Um beijoooo

    ResponderExcluir

Seu comentário, sua opinião são muito importantes para mim. Obrigada. Grande abraço.