Blog Projeto Bebê da Tati - www.projetobebedatati.blogspot.com

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Manual de etiqueta para lidar com a infertilidade

Oi gente!!! Tudo bem com vcs? Comigo tá tudo ótimo, graças à Deus, que a cada dia me dá mais esperança e força!

Tá pertinho de vir a “montra”. Já lhe aguardo, com a certeza de quem nem irá atrasar: sinto doreszinha rsrs

Mas gente, li isso no blog Madrelândia e achei perfeito. Que bom se nem precisasse publicar isso; mas tem pessoas que sozinhas não conseguem se conter em falar bobagens (eu sei que é difícil; eu mesma já reproduzi algumas das besteiras abaixo relacionadas, por não saber o que dizer, tentando achar uma solução, algo que aliviasse o sofrimento de alguém, ou até mesmo o meu. Ironia.) O problema de infertilidade não dá pra comparar. Cada corpo é diferente, cada situação ou tempo também. Tem que “individualizar”. E se nem os médicos, que deveriam ser as pessoas apropriadas não conseguem, nós que não estudamos para isso é que dificilmente daremos palpites certeiros.

Mas bom, leiam e divirtam-se. As tentantes provavelmente já ouviram isso de alguém (ahahaha):


Quando passamos pela infertilidade ouvimos todo tipo de absurdos! Muitas vezes não é por mal, e na falta de saber o que dizer as pessoas caem no senso comum. Para você que conhece algum casal que está passando por tratamento de fertilidade, e/ou está na fila da adoção ou simplesmente desistiu de ter filhos, aqui vai um pequeno manual para evitar gafes.

NUNCA DIGA PARA O CASAL RELAXAR! “Quando você relaxar, engravida! Eu conheço fulana, que tentava engravidar e aí quando saiu de férias conseguiu!” Provavelmente a “fulana” não era infértil, mas sim estava dentro do “prazo” que os médicos dão para uma gestação acontecer naturalmente, que pode levar até 1 ano. Acredite, a infertilidade envolve limitações físicas, muitas vezes bem sérias, e esse casal já foi revirado do avesso pelos médicos e tentaram de tudo para engravidar. Você não vai dizer para um diabético “relaxar” que ele poderá voltar a comer doces, vai? Então não diga para um casal que tem uma impossibilidade fisiológica de engravidar para relaxar, porque sem espermatozóide, sem ovular, sem útero ou sem as trompas será impossível acontecer!

NÃO DIMINUA O PROBLEMA! Dizer ao casal que pelo menos eles não precisam gastar com fraldas, ou que podem viajar e dormir até mais tarde, não fará com que eles se sintam melhor. Acredite, casais inférteis convivem com familiares e amigos que já tem filhos, e o que eles mais querem é participar do mundo infantil. Você não vai dizer para alguém que acabou de perder o marido que pelo menos ela irá economizar no dia dos namorados, vai? Então não diga para uma mulher infértil que ela pode gastar o dinheiro com maquiagem da Mac.

NÃO DIGA QUE DEUS SABE O QUE FAZ OU QUE AS COISAS ACONTECEM NO TEMPO DE DEUS! Se você acredita em Deus, por favor, não jogue a responsabilidade para o Plano Superior, dizendo que “no tempo dele” as coisas acontecerão ou talvez não seja para ser. É cruel demais dizer para uma mulher que talvez ela não tenha sido feita para ser mãe... ou que a gravidez é um “prêmio” e só pessoas com fé, que jejuam ou o escambal conseguem engravidar. Guarde para você! A infertilidade não é uma punição divina!

NÃO DIGA QUE COISAS PIORES PODEM ACONTECER! Colocar um cenário cruel, do tipo “conheço uma beltrana que tentou tanto e conseguiu engravidar, mas o filho nasceu cego, surdo e mudo” não vai fazer com que ela se sinta melhor. Eu sei que tem gente passando fome na África, pessoas com problemas físicos sérios, eu sei de tudo isso! Mas relativizar a dor de quem passa pela infertilidade não faz com que eles se sintam melhor. Como dizia a avó do meu marido “cada um com as suas pulgas!”

PORQUE VOCÊ NÃO ADOTA? A adoção envolve diversos aspectos, e não funciona como tapa buraco para quem não engravida. Nem todo mundo quer adotar. Eu sei que você quer ajudar a pessoa a “resolver” o problema, mas muitas vezes não é preciso dar solução mágica, basta ouvir.

QUANDO VOCÊ ADOTAR VAI ENGRAVIDAR! Ninguém adota como “remédio” para engravidar. Eu sei que você quer ajudar, mas a adoção é uma outra forma de conseguir um filho. O filho não é “adotivo”, mas veio através da adoção, não é um “remédio” para que o “verdadeiro” filho nasça. Ele será filho e ponto final.

Depois do que não dizer, só o que posso sugerir é: escute, ampare, valide os sentimentos de quem está se sentindo mal com isso. Essa dor vai passar, como passam todas as outras. Quem já tomou um fora de uma paixão sabe que não vai morrer por conta do fora.... sofre, e muito, mas com o tempo se reergue. Eu acredito na capacidade de recuperação do ser humano, e como sempre digo para o meu marido “quando eu reclamo não quero que você resolva o meu problema, mas que me escute!”.

Lidar com a frustração faz parte da vida de cada ser humano, ninguém é feliz e realizado o tempo todo, por isso não sinta "pena", a infertilidade é dolorida e difícil, mas é algo que será digerido... pelo menos eu espero que seja....rs


Amores, não fiquem chateada(s) o (s); é que tem coisas que é melhor calar do que falar; Como já dizia meu avô: a palavra vale prata, mas o silencio vale ouro!

Adoro vcs!

Bjinhooo


4 comentários:

  1. Nossa já escutei todas.. Aff, abafaaa!!! ihihihi

    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati!
    Te mandei um e-mail, recebeu!?

    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Oi lindaa! Não sei o que está acontecendo com os comments que eu posto auqi... somem todos! Estranho isso!
    Mas estou lendo tudo, todos os posts! Vamos ver se esse vai...
    Olha, eu já desisti de argumentar com essas pessoas, como falei lá no blog da Ane, eu mudo de assunto, deixo a pessoa falando sozinha, ou até mesmo concordo e digo: vai dar tudo certo, sim!
    Quando a pessoa não passa pelas dificuldades, não pode opinar. E isso vale para todas as áreas da nossa vida, né? Não só a questão da infertilidade...
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati. Muito bom esse comentário. Infelizmente eu tenho uma funcionária que sem querer comete cada gafe que as vezes dá vontade de respodenr atravessado, mas eu sempre procuro não ofender pq a intensão dela é só de ajuda... Vc acredita que todo mês ela me pergunta, e aí, já engravidou? Quando vc pegar férias vc engravida... Nossa que demora né, eu não queria, estava pra me separar e no dia que rolou eu engravidei (e daí?). Agora pra variar ela vai casar novamente em abril e o marido quer um filho, vira e mexe ela fal: - Eu falei com fulano que assim que eu parar de tomar pilula eu tenho certeza que vou engravidar, eu sou muito fértil. Acho que seria muito triste ela engravidar e eu não :(... Enfim vamos unidas em busca do nosso sonho certo. Tati um mega bj e abraço para vc LINDONA!!!!!
    Bjos Simone

    ResponderExcluir

Seu comentário, sua opinião são muito importantes para mim. Obrigada. Grande abraço.