Blog Projeto Bebê da Tati - www.projetobebedatati.blogspot.com

terça-feira, 19 de junho de 2012

Sempre fui organizada e concentrada. Por que agora que estou grávida de repente fiquei tão distraída?

Gente do céu! Leiam este texto e me digam se já passaram por isso?

Eu tenho mania de fazer 50 coisas ao mesmo tempo...quase sempre dou conta...mas agora, aja concentração! 

Até no serviço preciso de muito silêncio e coisas que eu demorava meia hora, demoro um dia pra fazer...esqueço as palavras, lembro das coisas mas não lembro onde coloquei...ai hoje, no dia que completamos as 23 semanas, o email do baby center veio me "elucidar" alguns fatores: 

Sempre fui organizada e concentrada. Por que agora que estou grávida de repente fiquei tão distraída?

A desatenção e o esquecimento são muito comuns durante a gravidez e não se configuram como um problema médico, embora possam ter origem física. Há até pesquisas que sugerem que o tamanho do cérebro da mulher pode ficar alterado no período da gestação.

Em um desses estudos, um psicólogo da Universidade do Sul da Califórnia descobriu que as mulheres ficam com a função cognitiva prejudicada durante a gestação -- elas não conseguem manter memórias de curto prazo e a concentração, e perdem um pouco da capacidade de reter novas informações. Uma outra pesquisa indicou, contudo, que ratas fêmeas que eram mães aprendiam mais rápido e tinham melhor capacidade de resolver problemas do que ratas virgens. Isso quer dizer que, no longo prazo, você sai no lucro!

Não se deve subestimar também que o esquecimento pode ter suas raízes na expectativa que você sente em relação às enormes mudanças de vida que estão por vir. Isso sem contar tudo de prático que uma futura mamãe tem que organizar antes do nascimento do bebê, que já seriam suficientes para ocupar a cabeça de qualquer pessoa.

O que posso fazer para lidar com a sensação de estar avoada?

Tente criar estratégias para lembrar do que realmente importa e diminuir sua frustração:

• Tenha na bolsa um caderninho para escrever lembretes a qualquer momento (e consulte as anotações diariamente).

• Faça um calendário bem detalhado de atividades e datas.

• Reúna itens que usa com frequência, como chaves e óculos, no mesmo lugar.

• Fale em voz alta coisas que não quer esquecer, para memorizá-las melhor.

A verdade é que esse estado de esquecimento durante a gravidez pode ser um ótimo motivo para levar você a simplificar sua vida. Claro que é sempre muito mais fácil falar que fazer, mas não se imponha tarefas demais para dar conta antes do nascimento do bebê. Afinal, a faxina e remodelação geral dos armários da cozinha pode esperar.

Caso esse seja seu primeiro filho, arranje tempo para tomar banho com calma, conhecer um novo restaurante, ir bastante ao cinema, botar a leitura em dia ou programar uma escapada de fim de semana. Se você já tem filhos, já descobriu o quanto é importante ter ajuda de alguém para dar um pouco de tempo livre a você e seu parceiro. Em resumo, tente relaxar o máximo que puder, já que isso só vai fazer bem para a sua mente.
 
Leiam e me contem já estão nessa fase também.
 
O carteiro deve querer o meu pescoço; ele me diz: carimbo e rubrica. Eu saio como uma máquina carimbando tudo, inclusive o que não é meu! Fiascão...tadinho do Caio...o carteiro mais paciente do mundo! rsrs...Chegou aqui no meio do post...levou tudo rabiscado, lógico! rsrsr
 
 
Bjao!!!!

8 comentários:

  1. Oi Amiga esquecida rssss... ainda bem que só esqueceu onde deixou o celular da tim e não esqueceu da amiga aqui kkkk. Amiga eu sempre fui meio esquecida (menos no trabalho, esse eu não esqueço nadinha mesmo, às vezes até quero, mas...) agora eu me sinto até melhor rsss.
    Amiga, desde o dia 13 estou conseguindo sentir minha pequena pra valer... hj até o papai sentiu um de seus chutinhos, mas foi de leve. Amiga eu fico dando risada sozinha. Que coisa gostosa né!?
    Ah, eu ligo assim que chegar em Curitiba, hoje estou em SP e volto só na sexta, aí eu te ligo para a gente se falar!
    Bjos para as meninas mais lindas de Osório... Te amo!
    Si

    ResponderExcluir
  2. Tati, é assim mesmo! Até escrevi um post sobre isso (http://diariomarialivia.blogspot.com.br/2012/05/desatenta-e-atrapalhada-coisas-de.html), contando as coisas que eu faço e nem acredito!
    Só pra vc ter uma idéia, hj voltei na GO e simplesmente esqueci de levar a ultima US e o cartão pré-natal, pode? rs
    A tendencia é só piorar, Tati! Temos que rir!!!Afinal, vamos nos concentrando apenas no que é o mais importante de tudo!!!
    Bjks
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Amiga, esse texto sou eu, TOTAL!! E com um agravante: além da "amnésia", ainda derrubo tudo o que eu pego no chão... Coitado do meu marido. Como ele disse que eu não posso me abaixar, sobra ele viver se abaixando pra pegar o que eu derrubo... trágico... rsrsrs

    Fala a verdade: estamos vivendo a melhor fase de nossas vidas...

    Beijos da Mãe da Mel.

    ResponderExcluir
  4. Ahahahah, Ufa isso é normal!!! ahahah

    Eu ando assim as vezes, não lembro se fechei o carro, se apaguei fogão, se fechei portão!!! Ihihih Credooooooooooo!!!! Ahahahahaha

    Mas tudo tá valendo a pena!

    Beijos nossos em vcs!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que qualquer descompensação na gravidez é normal: ficar esquecida, desequilibrada, chorona, sensível... muda tudo né.... são os hormônios!
    Tuuuod normal, amiga! Não te prepocupa... hehehe
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  6. Tati muito grata por todo carinho e torcida, você já passou por tudo que estou passando há um tempinho e tem real noção do que estou vivendo, do que estamos vivendo eu e meu esposo, tenho muita fé que será um sucesso assim como foi o seu que te trouxe a Mi...

    eu acho bem normal ficar esquecida, é muita coisa mesmo, são tantos detalhes da gestação enfim, relaxe são os hormonios....rs

    dedos cruzados!

    grande beijo pra ti e para Mi meu e mais três dos meus pequenos pontinhos de luz.

    ResponderExcluir
  7. Tati, olá!
    Sempre vejo comentários seusnos blogs de amigas em comum e hoje, que tive um tempinho, passei por aqui para conhecer seu cantinho.
    Parabéns pela pequena! Que continue crescendo com muita saúde e logo esteja em seus braços!
    Estou grávida de 33 semanas, depois de muita luta para chegar até aqui, e também enfrento esses "esquecimentos" todos. Trabalhar ,então, é horrível, me sinto uma incompetente! rs... Tudo isso é super normal! Estranho, mas normal.
    Vou acompanhar vocês!
    Beijos,

    http://nossomundocomfelipe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tati, jurava q já tinha respondido a este post. Bom.. passei só para dar um oi.. desejar q vcs estejam bem e saber as news!! Qto ao esquecimento.. rsrs ouço de todas amigas q engravidam sobre isso. rsrs
    bjão,
    http://buscandoamaternidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário, sua opinião são muito importantes para mim. Obrigada. Grande abraço.